O parto

É inevitável. O parto é o momento mais esperado ao longo da gravidez. 

Na verdade, atormentou-me desde o primeiro dia. Principalmente por ser a primeira vez. Senti-me sempre como se fosse dar um tiro no escuro. Não tinha, de todo, a noção do que me esperava. Apenas sabia que queria que fosse o mais normal e natural possível.
Ainda que tivesse a viver uma gravidez serena e tanto quanto tranquila, tentei sempre que o assunto parto não me inquieta-se. Afinal aquele dia tinha de chegar. E, até lá, havia tantas coisas boas para serem  vividas e aproveitadas.

Não tardou a aparecer a curiosidade, foram horas a fio passadas no YouTube, sites e livros. Videos atrás de vídeos, páginas e páginas, folhas e mais folhas.
Imaginei e idealizei, cheguei até a criar um cenário próprio do que havia de encontrar.
Mas de nada valeu. Ainda que cada um à sua maneira, o parto é um momento único. E, no que toca ao mais natural de todos, esse então é uma verdadeira surpresa. Tudo chegou sem contar, sem avisar e sem que estivesse preparada.

Por mais histórias, vídeos, documentários ou explicações que tivesse recebido eu nunca esperei aquele momento tal como o vivi. Desde as belas das contrações que chegaram sem se identificar, até à chegada do Mateus foi uma autêntica aventura alienada com uma bela dose de medo e ansiedade. As dores, que por mais fortes e dolorosas que tivessem sido, não deixavam as horas passar. Os minutos estavam a ser contados, a ansiedade era cada vez maior, a pressão e a força de trazer o Mateus até mim acelerava a cada instante e quando dei por mim tinha-o ali. Bem pequenino, nos meus braços. Esqueci todo aquele tormento. E tenho a certeza que na vida não terei melhor sensação do que aquela que senti no pós parto. Como se todo o peso que transportei durante aquelas 38 semanas e 5 dias fosse diretamente transferido em amor para o meu coração.

Os meus braços estavam cheios, os meus olhos brilharam e o coração pulou. O resto passou a ser o início da nossa história .


Comentários

Mensagens populares