Uma carta aberta ao meu Pai.

Desde miúda que guardo recordações de ternura partilhadas contigo. Entre conversas, carinhos,  mimos, castigos, lições de moral e valores adquiridos eu fui crescendo e formando-me a mulher que sou hoje. Talvez eu deva tudo isto à nossa família que tu, com esforço, persistência e sempre com amor, foste construindo, mas sinto que devo ainda e muito mais a ti por tudo o que me deste.

Educaste-me sem medos, sem segredos e sem preconceitos. Fizeste de mim uma miúda feliz e capaz. Capaz de arriscar, de sorrir e falar sem medo de errar. Foi com os meus erros naturais que sempre me ensinaste a distinguir o certo do errado e assim é até então. 


Foste o pilar do meu crescimento, o meu ídolo de infância, o meu ombro amigo na adolescência e o meu porto seguro na juventude e tenho a certeza que assim permanecerás. E olha pai, é tão bom! 
Foste sempre o meu melhor amigo, mesmo quando não te convidei para os meus aniversários, quando celebrei os meus 15, os 16 e os 17 anos por ter vergonha de beber à tua frente.
Riste na minha cara na primeira vez que entrei em casa a fazer curvas, "S's" e zig zags, riste ao ver a minha cara de ressacada e riste quando pedi para não comer, estava tão enjoada. Mas eu sabia que depois de todas aquelas gargalhadas vinha um sermão de responsabilização, de prevenção e atenção.

Nunca me privaste de nada, mas estiveste sempre lá, presente e à retaguarda. Sabias as manhas da idade e as minas da vida. Soubeste sempre escolher as palavras e com o teu jeitinho lá me levavas, sempre com a certeza que não me deixarias afundar. Foste sempre um Pai atento.

Aplaudiste, na primeira fila, todas as minhas vitórias, levaste-me a ver o mundo, sorriste sempre para mim para que eu nunca tivesse medo de enfrentar as vicissitudes da vida. E mesmo quando eu caí tu estendeste-me a mão, cedeste o teu ombro para eu chorar e num abraço apertado fizeste-me, sempre, sentir que eu venceria tudo. 

Eu sei que sou a menina dos teus olhas e eu vou-te contar pai, tu és o Homem da minha vida. Sim pai é verdade. Foste o Homem que me deu a vida, me acompanhou, apoiou e me viu crescer. Foste o Homem que me protegeu e deixou voar. Tu entendes os meus olhares, os meus sorrisos e os meus gestos. E eu sei, que não haverá amor algum no mundo, como o nosso. 

Mesmo que um dia a vida nos pregue uma partida não largues a minha mão, porque eu preciso tanto de ti hoje como precisei no dia em que nasci.

Obrigada Pai.
Tem mais um dia feliz. 

Comentários

Mensagens populares