Quero um filho à prova de constipações


Esta é a melhor época para ficar em casa com os seus filhos.
Envolvidos em frascos de xarope, lenços da mão, cobertores que pouco aquecem as temperaturas cala frias do corpo e ao som dos espirros e da tosse.
Assim se prevê estes próximos tempos.
Ora, se o seu filho não pode faltar mais à escola, o seu trabalho não lhe permite repousar, ou a sua rotina não a deixa estar doente vamos lá precaver e tomar alguns cuidados básicos.


Há pediatras que afirmam que é normal uma criança ter de 6 a 8 constipações por ano. As constipações transmitem-se através de várias formas, mas há 3 que são mais propicias ao contagio:

  • Inalação de partículas que contêm vírus (tosse, espirros ou respiração de pessoas contaminadas);
  • Contacto direto com pessoas contaminadas;
  • Contacto em objetos onde os vírus podem residir até um dia (puxadores de portas, brinquedos, cadeiras, mesas, ...)

Para prevenir este tipo de situações há certas medidas que podem ser tomadas como:

  • Lavar as mãos - o hábito de lavar as mãos com água e sabão, antes das refeições, sempre que tossimos ou espirramos evita que a o nosso corpo transporte determinados vírus no nosso corpo;
  • Proteger a boca e o nariz quando tossimos ou espirramos - evita a transmissão dos vírus;
  • Evitar o contacto com pessoas doentes;
  • Evitar espaços muito quentes ou com aquecimento e de seguida espaços frios sem o devido agasalho.


Os primeiros sintomas de constipação podem ser verificadas nas secreções nasais (ranho), a sua cor varia, desde esbranquiçado - esverdeado - amarelado, a febre a cima dos 37º, a dor de garganta, a tosse, a diminuição do apetite, noites mal dormidas e as mudanças de humor, nomeadamente, quando uma criança é muito ativa e está demasiado calma.

Numa situação prévia devemos controlar a febre com antipiréticos (preferencialmente paracetamol), usar soro fisiológico ou água do mar para uma lavagem nasal, incentivar a criança a beber água e antes de dormir tente que o seu filho ingira mel, se ele não aceitar da melhor forma tente através do chá.

As crianças que frequentaram o infantário começam mais cedo a contactar com vírus respiratóriosdos seus colegas, dai estarem muitas vezes constipados. No entanto, segundo pediatras, esses acontecimentos não são, num todo, mau para as crianças, porque começam desde cedo a criar imunidade para um grande número de vírus, assim sendo, mais tarde acabam por apanhar cada vez menos constipações do que as crianças que não frequentaram o infantário.

Muitas das vezes não há necessidade de faltar à escola porque a transmissão do vírus, na maioria dos casos, ocorre antes do aparecimento dos sintomas.




Comentários

Mensagens populares