#2. Duvidas: A toxoplasmose e eu.

A notícia da minha gravidez foi, sem dúvida, um dos momentos mais felizes da minha vida. Não havia mais nada no mundo a não ser eu e o meu feijãozinho. O amor, a ternura e o carinho tomara conta de mim dias e dias, até cair na realidade. Chegam as dúvidas, os medos e as inquietações. E no que toca à mesa, as coisas tendem a se complicar.

Nunca eu tinha ouvido a palavra toxoplasmose, por ignorância ou por não fazer parte da minha lista de interesses, nunca me chegou aos ouvidos semelhante palavra. O que é certo é que ela existe e entrou na minha vida.
_________________________________________________________________________________

A toxoplasmose é conhecida pela doença do gato. É uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma de gondii. É transmitido através da ingestão de alimentos contaminados ou pela transmissão mãe-filho quando mulheres grávidas são infectadas.
_________________________________________________________________________________


Depois dos resultados das análises, feliz ou infelizmente, a única contra indicação da minha gravidez era o facto de eu não ser imune à toxoplasmose. Ora, isto na boca da minha médica era uma situação extremamente normal, só não me poderia aproximar de gatos nem mexer em nada relacionados com eles, a carne crua ou mal passada não fazia parte do meu menu e, tirando isso, a minha vida seria totalmente normal. 
Pois, ela esqueceu-se foi de dizer as consequências, como cegueira, atraso mental ou morte. Ora, nem sempre a toxoplasmose causa sintomas, o que ainda me deixa mais preocupada, visto que sem saber eu posso estar a transmitir o vírus ao meu bebé.


➻ Os Riscos da toxoplasmose na gravidez

Antes do nascimento:
  • Aborto espontâneo;
  • Parto prematuro;
  • Malformações do feto;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Morte ao nascer.
Após o nascimento os riscos para o bebé são:
  • Alterações no tamanho da cabeça do bebê;
  • Estrabismo, que é quando um dos olhos não fica na direção correta;
  • Inflamação dos olhos, podendo evoluir para a cegueira;
  • Icterícia intensa, que é pele e olhos amarelados;
  • Aumento do fígado;
  • Pneumonia;
  • Anemia;
  • Inflamação do coração;
  • Convulsões;
  • Surdez;
  • Retardo mental.
Os riscos da toxoplasmose na gravidez são maiores quando a mulher nunca teve contacto com o parasita, pois isso aumenta as hipóteses de transmissão da doença para o bebé.
Durante o primeiros trimestre da gestação, o risco de o bebé ser infectado é menor do que se a infecção acontecer no último semestre, mas os riscos de lesões são maiores no início da gestação.

Há tratamento
Durante a gravidez é feito um tratamento através de antibióticos para tratar a mãe e reduzir o risco de infeção do bebé. Caso o bebé já tenha sido infetado, então aí o tratamento é feito com antibióticos logo após o nascimento.
No entantanto, os sintomas podem aparecer ao longo dos anos e só aí é detetado o vírus.


Estão a ver aquela gravidez santinha que todas sonhamos?! Bem, não digo que a minha não seja, apenas tenho certos cuidados que não tivera penso ter. São importantes, ainda que minimizem o risco de contaminação, também me deixam tranquila por saber que nada faço que possa desproteger o meu bebé.

Cuidados que tenho, diariamente:
  • Cozinhar bem a carne;
  • Lavar cuidadosamente as mãos depois de preparar refeições ou de mexer em comida;
  • Lavar bem as frutas e legumes que consumo crus;
  • Consumir água potável (água da torneira ou de fontes cristalinas? Esqueçam lá isso);
  • Evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas (mesmo em restaurantes);
  • Levar animais domésticos ao veterinário para avaliar a presença de doenças e tratá-las (Foi a primeira coisa que a minha sogra fez);
  • Evitar contacto com as fezes dos gatos e se tiver que limpá-las, usar luvas. No final de tudo, lavar bem as mãos e as luvas (Dica da minha médica, eu cá não mexo em gatos nem me aproximo de nada que tenha a ver com eles);
  • Evitar contacto com gatos abandonados;
  • Se cultivar jardins, usar luvas para se proteger da terra contaminada.

Comentários

Mensagens populares